CAMINHO DA LUZ – 85 ANOS

A nossa instituição está completando hoje 85 anos.

Diz-se que há homens sem face, aqueles que não dispõem de passado! A história identifica o ser. Personifica-o, por assim dizer. O mesmo ocorre com as instituições. Quando nos esquecemos de nossas lutas, não refletimos sobre os nossos passos e desprezamos nossa identidade, que pode nos levar a repetir tropeços quando tais lições já poderiam ter nos amadurecido.

Hoje, procuramos lembrar com carinho os tempos idos dessa Casa. Há oitenta e cinco anos, nesse mesmo lugar, quando a avenida ruidosa conhecida por Bento Gonçalves se chamava Estrada do Mato Grosso, um grupo de idealistas fundou, no dia 9 de julho de 1932, a Sociedade Espírita Caminho da Luz.

Contavam-se entre os fundadores, pessoas das mais diversas origens: portugueses, italianos, brasileiros e uruguaios. De todas as profissões e tarefas: senhoras que cuidavam da digna tarefa do lar, viajantes, mecânicos, comerciantes e militares. Era o prenúncio de um LAR PARA TODOS, uma porta sempre aberta a acolher o fatigado do caminho e o sedento de paz.

Lá estavam Hilário Gomes, nosso primeiro presidente, Antônio da Câmara, Camilo e Sylvio Micheletto, Damião Alves, Edmundo Batista, Fernando e Esther D’Amore, Mário Friggi, José Ângelo da Silva, José da Silva Ávila e Henrique Chamberlain, entre outros.

A filiação à Federação Espírita do Rio Grande do Sul aconteceu em 10 de julho de 1933, sob o registro de número 03. Naquela época, a Sociedade contava com 60 sócios e 22 colaboradores. Os anos se passaram e a família do Caminho da Luz foi se ampliando.

Entretanto, não obstante o número daqueles que já se contam em suas fileiras, queremos destacar o sentimento que a toda essa história nos liga: a GRATIDÃO. Somos gratos aos que nos antecederam e que ainda vibram por nós. Com eles aprendemos o valor da atividade útil quando a serviço de Jesus. Compreendemos que a paz é reflexo do amor distribuído e que a alegria é filha do dever cumprido.

Somos gratos, sim, também a vocês, cúmplices de nossas histórias, irmãos de ideais, que em data tão especial aqui estão para materializarem o valor da palavra UNIÃO.

Muito Obrigado!